sábado, 23 de abril de 2011

rotina pra quê?

Rotina? Que palavrinha mais chata essa, viu!
Mas pelo jeito é a chave para o sucesso materno.. viiiiixe.. ferrou! rs..

Pois é.. eu nunca fui muito adepta às rotinas. Meu pai mesmo cansou de me dizer, aliás, de me dar umas broncas, por nunca terminar o que começo.. é meu calcanhar de aquiles..

Até por isso, acho que escolhi uma profissão bem descontraída, onde rotina é uma palavra que não entra no vocabulário de uma produção de rádio ou tv.. rs.. Cada dia uma novidade, uma correria, um aperto, uma saia justa.. desafios que amo vencer.

E a maternidade tem sido assim também.. adoro cada coisinha nova q a Ana Jujuba faz.. Cada vez q a encontro toda boba encarando um bixinho de pelúcia, ou seu pezinho, ou meu rosto.. ela me descobre todo dia!

Mas sei da necessidade de coloca-la numa rotina em que se sinta segura, em que saiba que sua vidinha está sendo cuidada e amada em cada etapa...

Li vários livros durante a gravidez.. em português, espanhol... matérias até em inglês! Ouvi conselhos da mãe, da vó, da sogra, da tia, das amigas q tem filhos, das que não tem, dos pais, do meu marido.. cada um fala uma coisa, cada livro te ensina algo diferente.. mas a bendita da rotina está sempre presente nas "pautas"...

Por causa disso, fiquei na maior nóia de ter que colocar a Anaju numa rotininha.. Mas foi só a gente chegar da maternidade que tudo o que eu tinha aprendido durante 9 meses foram pelo ralo.. junto com lágrimas de desespero por não saber o que fazer..

Sim! Eu sou uma mãe neurótica.. quero fazer tudo certo, para que ela tenha tudo o que nosso Papai tem planejado pra ela, e alcance todo o potencial que ela já traz de "fábrica". Morro de medo de ser um empecilho na vida da minha filhota.. De mimar demais.. ou de ser rígida demais..

E essa auto-cobrança estava me consumindo! Não conseguia desfrutar completamente o melhor presente que eu tinha nas mãos: minha família...

E claro que foi o maridão que abriu meus olhos! Hoje decidi curtir a baixinha.. ela mesma faz seus horários.. sabe que horas quer acordar, quer comer, quer brincar... quer rir ou quer chorar... E tem sido ótimo!!

Ela já dorme a noite toda.. tira duas ou três sonecas durante o dia.. brinca mais de 2 horas seguidas.. grita, ri, chora, rola e já quer sentar! a-do-ro!

E é isso agora que falo pras minhas amigas que se atrevem a pedir conselho pra loquita aqui... rs.. curta o filhão ou a filhona! ele(a) vai te ensinar a ser mãe ou pai.. e juntos vão curtir cada momento, cada novidade..

Faz pouco tempo eu estava quase doida em ver a baixinha com a gengiva coçando, chorando de raiva e de dor.. não sabia o que fazer.. queria q fosse comigo tudo o q ela tava sentindo! mas logo respirei fundo, comprei uns remedinhos naturais para aliviar um pouco o incômodo, esterilizei todos os milhões de mordedores que ela recebeu e com muita paciência temos passado essa fase com ela...

Ah! que fique claro que não estou pregando contra a rotina, viu! Admiro àquelas que conseguem faze-la direitinho ou a adaptam segundo às suas necessidades...

Eu faço do meu jeito.. mas o fato é que rotina, não é uma palavrinha fácil aqui em casa.. vamos ver como vai ser para a filhota!

;)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Novas descobertas...

Ai gente! Sabe quando você fica com o peito apertado ao olhar pro seu pequeno e faltam palavras pra dizer o que está sentindo? Pois é.. Tenho estado assim ultimamente... Mais do que poderia imaginar! ;)

Já tinham me dito que ter um filho é ter seu coração batendo fora de ti.. eita, como é bom!

Ontem fiquei toda boba em ver como a bebê tem descoberto o mundo à sua volta.. ela estava sentadinha no meu colo e começou a se inclinar pra frente, pra frente.. mirava seu pezinho com fixação... foi indo, indo.. até tocá-lo! Ela estava de meinha colorida.. ficou olhando, olhando.. até que eu puxei a meia.. imagina a cara dela! "Sim, filhinha, é teu pé!" Ela ria, apertava o pé.. Me encantó!!!

Foi assim também quando começou a rolar... Um dia eu a deixei na minha cama, rodeada de almofadas.. e ela em cima de uma delas.. fui na cozinha buscar algo e quando volto ela estava de ladinho.. pensei: "a almofada deve ter feito ela virar".. um pouquinho depois, a deixei brincando em seu tapetinho de atividades... o maridão também estava em casa e aproveitamos pra ver um filme.. a verdade é que nesse dia, a estrela deixou de ser a Angelina Jolie e se tornou a Anaju! ela tava lá.. quietinha, pensando que estávamos concentrados em outra coisa... e pum! virou!! de bruços!! até gravamos o momento...

A partir daí, o problema foi outro: aprender a desvirar! :D  passei os próximos dias tendo que desvira-la trocentas vezes... até que, enfim.... ela desvirou sozinha!! ela mesma ria de felicidade!!

E de pouquinho em poquinho, somos surpreendidos com essas coisas... o dia em que ela aprendeu a agarrar foi tão engraçado! Em seu tapetinho tem um leão que ficava no alto.. ela brincava com todos os outros penduricalhos, mas só olhava pro leaozinho.. eu mostrei pra ela que se ela o agarrasse, ele esticava.. ela viu e pareceu não dar muita bola.. fui pra cozinha e quando voltei, a baixinha tava agarrada com o bendito leão, não tinha olhos pra mais nada! ficou ali uns bons minutos desfrutando sua valentia em domar o bichinho! rs..

Não me canso de babar na filhota! Tenho medo do tempo que passa voando, mas anseio cada novidade que ela ainda vai experimentar...

Espero ter sabedoria para respeitar seus tempos, sem querer adiantar nenhuma etapa.. e poder atesourar em meu coração cada momento vivido.. quando ela me olha tão profundamente, me "decorando"... quando ela sorri ainda com os olhinhos fechados quando escuta minha voz ao desperta-la.. quando ela dorme no meu colo, aconchegada num cantinho só dela...

é... aguenta coração! ainda tem muito mais por vir!!!

E vocês? Quais são os momentos pequenos, mas que têm marcado seu coração de papai/mamãe?

terça-feira, 12 de abril de 2011

dentinhos apressados!

Por que os bebês não funcionam como reloginhos? Ou que pelo menos viessem com manual..

Já sei, já sei.. já escutamos isso trilhões de vezes, né? Mas vai dizer q isso nunca tinha passado pela sua cabecinha de mamãe ou papai (ou titia q tem que cuidar do sobrinho pros papais namorarem em paz)?

Pois é.. minha baby parece querer desapontar todas as estimativas que indicam que os primeiros dentinhos devem nascer aos 6 meses.. E por mais que eu tenha negado a possibilidade deles quererem aparecer antes do tempo, não há mais como fugir: sim, ela está na preciosa fase da chegada dos lindos e engraçadinhos dentes de baixo (também é o que dizem, q os de baixo chegam primeiro.. mas vai saber, né?)

E como eu cheguei a essa conclusão?

Simples: lendo as milhões de informações que existem na rede sobre os indícios do nascimento da primeira dentiçao, ou conversando com amigas, tias, mãe, vó, bisa.. e todas são unânimes: pelo o que você diz, são os dentes! Até meu pai jura de pé junto que são eles que estão por despontar na boquinha da minha filhota..

Aí não jeito! é correr pra farmácia comprar um mordedor mais molinho (porque os que ela ganhou no chá de bebê são muito grandes e pesados, imagino que para crianças de 6 meses, capazes de segurá-los) e pomadinha pra acalmar a gengiva..

Ah! e também, engolir o computador nas horinhas q ela dá uma folga com a choradeira para ler o que pode ser feito para aliviar os sintomas.. Até deixar ela "chupetar" meu peito eu queria fazer, mas a bichinha nem isso quer.. imagina como deve estar irritada!

Pois bem, eu aceito! Essa é nova fase em que estamos.. vamos recebe-la de braços abertos e muitos mordedores, babadores, e afins por perto...

Espero que eles não nos dêem uma canseira e decidam realmente nascer só daqui há uns meses, né? (pasme, li que há bebês q sofrem com a chegada dos dentinhos desde os 3 meses e só aos 6 mesmo que eles nascem.. ninguém merece!)

Assim que tiver mais novidades sobre o assunto, posto aqui.. de preferência uma foteeeenha com os danadinhos aparecendo... :)

Enquanto isso, deixo uns links de coisas legais que li durante essa árdua busca por respostas.. ah! esqueci de mencionar que não falei com a pedi dela ainda pq a danada não me deixou um celular, só o tel comercial.. e claro q só lembro de ligar à noite, qdo a nenê tá em plena crise.. ai, ai..

Aqui vão os links:

http://solucoes.multiply.com/journal/item/30
http://www.clubedobebe.com.br/Manual%20Primeiros%20Anos/def.htm
http://www.saudeinformacoes.com.br/bebe_denticao.asp
http://www.babysitio.com/bebe/desarrollo_denticion.php
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI989-15155,00.html
http://demaeparamae.pt/artigos/aliviar-dores-primeiros-dentes-bebe

ps: só imagino como vai ser dar mamar com esses dentinhos! ui, ui, ui! :P

tantos temas...

Putz! Essa coisa de blog é bem desafiante...

Primeiro a gente acha q é fácil, só ir lá e escrever.. depois vc pensa que não pode escrever qualquer coisa, afinal, vc tem um "nome a zelar".. rs.. aí vem aquele mooonte de idéia de temas, mas nunca quando vc tá na frente do computador e sim qdo está dando de mamar, tomando banho, dirigindo e até no meio do culto de domingo! Ninguém merece!

Já decidi: vou anotar a idéia no celular, falar pro marido, escrever na porta da geladeira.. qq coisa q me faça lembrar sobre o que é que eu queria escrever qdo finalmente puder sentar com calma com o notebook no colo, na minha caminha, depois q a nenê tá dormindo e o papai já jantou...

Entre algumas coisas, quero explicar o porquê do título do blog.. mas acho q vou deixar pra depois.. uma coisa é fato: sim, a maternidade é complicada, mas o que não é nessa vida? E perfeitinha? Bem que eu queria, mas estou loooooge disso ultimamente! Cada dia que me proponho a fazer algo direitinho, do jeitinho que li no livro, ou igualzinho ao que a amiga com experiência falou, ou como a minha mãe me garantiu que funcionava.. não dá certo... entaaaaao.. o jeito é improvisar!

Também quero escrever sobre dentinhos no bebê, porque parece q estão querendo dar as caras antes do tempo.. ou sobre vacinas e como é possível ver aquele baita agulhão sem chorar junto com a filhota... ou sobre aquele monte de coisas lindas e maravilhosas das mais diferentes marcas que quero comprar pra Anaju... ou sobre a vida pós parto, porque a minha ainda não tá nem perto de voltar ao normal...

Enfiiiiim.. muitas coisas.. mas vamos com calma.. porque bom papo nunca falta, né?

;)

domingo, 10 de abril de 2011

Fazer um blog?

"Fazer um blog? Como assim? Pra quê? Já não tem muito o que fazer com a chegada da bebê?"

Pois é, essas são algumas das frases que ouvi desde que meti na cabeça a idéia de fazer um blog sobre as "aventuras e desventuras" de ser Mamãe. Sim, com M maiúsculo.

Muito se tem falado sobre a maternidade perfeita, nesses últimos dias. E quantas e quantas vezes não me peguei martirizando-me por não conseguir alcançá-la!

Daí veio a idéia: por que não compartilhar com outros aquilo que tenho feito? O bom e o não tão bom... rs.. e tb conhecer o que tem rolado por aí.. juntar as peças desse grande e complicado quebra-cabeça que é ser Mamãe.

Já faz mais de 1 ano que a notícia da chegada da Ana Julia nos acertou em cheio e mudou a nossa vida, a maneira como ver o mundo, como vivemos neste mundo, onde vivemos neste mundo... TUDO mudou!

E em meio a tantas mudanças, não faltam dúvidas e incertezas.. mas tb sobram de monte alegrias e surpresas.. agradáveis surpresas!! E são essas dúvidas e surpresas que quero comentar com vcs.. muito além dos 140 caracteres do twitter.. rs..

Espero contar com vcs nessa aventura de escrever um blog. Não que eu ache que sou dessas suuuper dignas de serem seguidas, mas que é bom bater um papinho de comadres (e compadres, pasmem!) virtual, isso é, né?

Então a gente "se vê" por aqui.. nesse mesmo bat-blog-canal!

bjooooos