sábado, 23 de abril de 2011

rotina pra quê?

Rotina? Que palavrinha mais chata essa, viu!
Mas pelo jeito é a chave para o sucesso materno.. viiiiixe.. ferrou! rs..

Pois é.. eu nunca fui muito adepta às rotinas. Meu pai mesmo cansou de me dizer, aliás, de me dar umas broncas, por nunca terminar o que começo.. é meu calcanhar de aquiles..

Até por isso, acho que escolhi uma profissão bem descontraída, onde rotina é uma palavra que não entra no vocabulário de uma produção de rádio ou tv.. rs.. Cada dia uma novidade, uma correria, um aperto, uma saia justa.. desafios que amo vencer.

E a maternidade tem sido assim também.. adoro cada coisinha nova q a Ana Jujuba faz.. Cada vez q a encontro toda boba encarando um bixinho de pelúcia, ou seu pezinho, ou meu rosto.. ela me descobre todo dia!

Mas sei da necessidade de coloca-la numa rotina em que se sinta segura, em que saiba que sua vidinha está sendo cuidada e amada em cada etapa...

Li vários livros durante a gravidez.. em português, espanhol... matérias até em inglês! Ouvi conselhos da mãe, da vó, da sogra, da tia, das amigas q tem filhos, das que não tem, dos pais, do meu marido.. cada um fala uma coisa, cada livro te ensina algo diferente.. mas a bendita da rotina está sempre presente nas "pautas"...

Por causa disso, fiquei na maior nóia de ter que colocar a Anaju numa rotininha.. Mas foi só a gente chegar da maternidade que tudo o que eu tinha aprendido durante 9 meses foram pelo ralo.. junto com lágrimas de desespero por não saber o que fazer..

Sim! Eu sou uma mãe neurótica.. quero fazer tudo certo, para que ela tenha tudo o que nosso Papai tem planejado pra ela, e alcance todo o potencial que ela já traz de "fábrica". Morro de medo de ser um empecilho na vida da minha filhota.. De mimar demais.. ou de ser rígida demais..

E essa auto-cobrança estava me consumindo! Não conseguia desfrutar completamente o melhor presente que eu tinha nas mãos: minha família...

E claro que foi o maridão que abriu meus olhos! Hoje decidi curtir a baixinha.. ela mesma faz seus horários.. sabe que horas quer acordar, quer comer, quer brincar... quer rir ou quer chorar... E tem sido ótimo!!

Ela já dorme a noite toda.. tira duas ou três sonecas durante o dia.. brinca mais de 2 horas seguidas.. grita, ri, chora, rola e já quer sentar! a-do-ro!

E é isso agora que falo pras minhas amigas que se atrevem a pedir conselho pra loquita aqui... rs.. curta o filhão ou a filhona! ele(a) vai te ensinar a ser mãe ou pai.. e juntos vão curtir cada momento, cada novidade..

Faz pouco tempo eu estava quase doida em ver a baixinha com a gengiva coçando, chorando de raiva e de dor.. não sabia o que fazer.. queria q fosse comigo tudo o q ela tava sentindo! mas logo respirei fundo, comprei uns remedinhos naturais para aliviar um pouco o incômodo, esterilizei todos os milhões de mordedores que ela recebeu e com muita paciência temos passado essa fase com ela...

Ah! que fique claro que não estou pregando contra a rotina, viu! Admiro àquelas que conseguem faze-la direitinho ou a adaptam segundo às suas necessidades...

Eu faço do meu jeito.. mas o fato é que rotina, não é uma palavrinha fácil aqui em casa.. vamos ver como vai ser para a filhota!

;)

10 comentários:

  1. É Lóooooooooooooogico que eu tinha comentar esse post neh?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Dani depois de mto bater minha cabeça tb, chorar, ficar aflita não durmir a noite pensando nisso, ler todos os livros e tals....tb decidi fazer como vc, chega de nóia...eles precisam é ser amados! Lógico com algumas regrinhas de bem estar, tipo trocar fralda, banho, dormir, brincar, mas td naturalmente!
    Dessa vez foi o pediatra quem me abriu os olhos....perguntei pra ele sobre isso e ele disse....não...esquece....ele só tem q dormir be a noite e pronto....é mto novo pra por rotina....ahhhhhhhh saiu um elefante das minhas costas! O Rafa tb dorme até as 6h ou 7h da manha....tá ótimo e vamos vivendo...apesar dos momentos tão difíceis e cansativos...eles são a nossa razão de viver agora!

    ResponderExcluir
  2. Ah Dani...uma idéia pra postar é sobre nossa vida antes e depois de ser mãe...o que mudou, o que temos saudade de fazer, o que vale a pena etc...Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Que blog lindo, adorei querida! Obrigada pela visita e por participar do sorteio! Sabe que eu adoro rotina? rsrs...bjks, Re

    ResponderExcluir
  4. Oi, vi lá no amiga comenta e vim aqui

    Eu, prefiro a rotina, mas tb saio dela às vezes. Afinal, aqui não é internato alemão nem nada... O que gosto da rotina é que ela mesma já entra no clima de dormir ou comer, quando percebe que certas coisas estão acontecendo, pois vive aquilo sempre.
    Parabéns pelo blog, é uma fofura

    ResponderExcluir
  5. Pra mim a vida não funciona sem rotina!

    Admiro as pessoas que conseguem fazer as coisas espontaneamente, eu ficaria doida com isso!

    Mas é isso aí, temos que curtir nossos filhos e sermos a melhor mãe que podemos ser, isso é o mais importante!

    Bjs

    Elaina
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
  6. Oi Dany! Acho que a rotina não pode ser rígida demais, senão também sufoca. Eu tinha uma rotina mais ou menos como a sua, meio que seguindo os passos das crianças. E, por exemplo, dependendo da hora em que eles sentissem fome, era hora do papa salgado, doce ou mamadeira e por aí vai. Com espaço para flexibilidade, para que eles mesmo aprendam a lidar com mudanças na vida. Pra mim, nada mais chato do que criança que não consegue dormir em qualquer lugar, pq não tem todos os itens necessários da rotina deles.

    Beijos
    Tati

    ResponderExcluir
  7. Dani,

    Sou ligada em uma rotina, minha mulher fica louca, eu planejo tudo nos menores detalhes e sei que vou sofrer muito quando tiver filhos, porque é isso mesmo que você falou no post, temos que deixá-los criar sua rotina também.

    Claro que sou a favor da liberdade assistida...hehehe. A criança pode criar a rotina dela, dentro do limite da minha rotina...

    Adorei seu blog!
    Beijos
    Liana

    ResponderExcluir
  8. Que lindo seu blog!!!! Obrigada pelo comentário que fez no meu post sobre a Páscoa solidária!!
    Em relação à rotina de sua filhota, o que eu tenho a dizer é que rotina não implica em horários rígidos, mas vc estabelecer uma forma de lidar com ela no dia-a-dia para que ela se sinta segura e confortável. Eu, por ex., nunca estabeleci horários para minha filha, amamentava por livre demanda, mas tinha um esqueminha para fazer as coisas durante o dia... tipo, banho pela manhã e no comecinho da noite, às 20 hs eu ia com ela pro quarto escuro, fosse para dormir, cantar ou amamentar, mas, daquela hora em diante eu tirava os estímulos q a faziam ficar desperta... no mais, eu ia observando os horários DELA para me guiar em fazer as coisas!! Quando vai crescendo, melhora essa questão! Vale ficar na paranóia se não está funcionando para vc!! Bjão
    http://vivendoavidacomoelaeh.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Que lindo é seu blog. Já passei por aqui várias vezes, mas (acho) é a primeira vez que comento.
    Eu procurei com os meus, colocar uma rotina, mas na verdade, eles montaram suas próprias e eu, fui na deles... claro que adapto no que é melhor para nós todos... mas nunca tentei impor nada nestes termos. Teve uma época, logo que a Natália nasceu, que ela dormia horas no colo antes de ir para o berço... e qdo ia, ja era muitoooo tarde. Deixei por um tempo, mas isso acaba minando um pouco o casamento. Então tratei de mudar esse costume dela. Não foi fácil, mas depois de engrenado vai que vai. E é bom também pq qdo precisamos sair da rotina, não fica tão complicado... criança bitolada é dificil para todos....

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi... Então, coloquei minha Pissuca numa rotina sim... logo cedo... Tive sorte pois ela aceitou bem (o que não acontece com toda criança).
    Hoje ela tem 2 aninhos e te digo que essa rotina é que me salva viu? Tá certo que é reconfortante para ela pois dá segurança e regula suas necessidades. E pra mim, mantém minha sanidade mental. Consigo me organizar melhor entre vida pessoal, profissional e de mãe.
    Então, eu, particularmente, recomendo!

    ResponderExcluir