quinta-feira, 2 de junho de 2011

Auto-Aceitação

Ontem, enquanto pensava em como me justificar por não ter mantido minha palavra em dar uma passadinha por aqui pelo menos 1 vez por semana (ok, pode parecer dramático, mas foi uma maneira q encontrei de não desistir de algo que comecei, como sempre acabo fazendo.. rs..), meu maridão me lembrou de um comentário que fiz e sugeriu que escrevesse sobre o tema.

O comentário foi sobre a cor da minha filhota.. Sim, ela tem uma coooor... é branquissima! parece uma bonequinha de porcelana!

Sendo bebê, é a coisa mais fofa! Mas sei que ao crescer, começa aquela nóia de querer ser "morena da cor de jambo"... coisa difíiiiicil de acontecer com as branquelinhas como nós.. o máximo que chegamos é um "vermelhinho camarão" ou um "amarelo escritório".. rs..

Outro dia mesmo, uma amiga irmã mega ultra super próxima, na melhor das boas intenções, disse pra boneca: "ai que linda, bebê! tão branquinha! mas vai odiar isso qdo crescer!". O que eu, ao exato momento respondi: "nada disso! ela vai amar a cor dela!"

Sim, esse é meu sonho: que ela se aceite exatamente como é.. perfeita, aos olhos do Pai.. uma obra prima!! E falo isso do auge da minha crise de auto-aceitação... rs..

Sempre quis mudar algo em mim... aliás, isso desde que me entendo por gente! Qdo era pequena, tipo uns 5 anos, eu ó-de-a-vaaaa meu cabelo.. ao ponto de não deixar ninguém relar a mão nele! E lá ia eu pra escolinha toda descabelada! Ganhei até apelido de Bruxa-do-71. Claro que isso porque minha mamy tinha q trabalhar e não estava em casa pra me pentear bonitinha e a moça q cuidava de mim e da minha irmã não tava nem aí.. Porque se não a coisa seria diferente! Só deixava a mamãe me pentear (acho!)..  rs..

Na adolescência, a pele era outro ponto crítico: acnes! Lutei contra elas até vencer! Pelo menos em parte.. :)  E só pra arrematar, na mesma época começou a crise dos quilinhos a mais.. nem sei quantas dietas eu já fiz!

Enfim, o que não faltam são coisas em nós que queremos mudar. Até querer ser mais calada eu já quis e fiz um "voto" de só falar o necessário.. não preciso nem dizer q não durou nada o bendito voto, né? rs..

E por tudo isso, sonho com que minha filhota se ame e se aceite exatamente como é.. Não sei como fazer isso, nem sei se será possível, mas no que depender das palavras de afirmação que eu e o papai lhe damos, isso com certeza pode acontecer!

Os padrões de beleza são tão efêmeros! Na China, as meninas se cuidam muuuito para não ter nem uma marquinha de sol! O lindo é ser branco! Na TV, em vez de creme auto-bronzeadores, o que eles vendem como água são cremes branqueadores... Na África, o bonito é ter quadril largo, seios fartos... uma amiga mais gordinha se achava o máximo por lá.. fazia fila de homens querendo casar com ela.. (porque por lá o negócio é casar, viu!).

Não tô querendo generalizar, porque cada lugar tem suas exceções, mas esses são exemplos para vermos como o padrão aqui nem sempre é o mesmo ali. Então porque se submeter a eles tão "a ferro e fogo"?

Ficarei na torcida então..  sem cansar de cantar pra ela:
"Aos olhos do Pai você é uma obra-prima que Ele planejou, com suas proprias mãos pintou 
A cor de sua pele, os seus cabelos desenhou, cada detalhe num toque de amor.
Você é linda demais, perfeita aos olhos do Pai. Alguém igual a você nao vi jamais!
Princesa linda demais, perfeita aos olhos do Pai. Alguém igual a você não vi jamais!
Nunca deixe alguém dizer que não é querida
Antes de você nascer, Deus sonhou com você!" 
(Aos olhos do Pai - Diante do Trono)
O que vcs acham? tb lutam com isso?

Um comentário:

  1. Eu também queria ser mais alto, mas fazer o que, rsrs
    Ja tomei uma decisão! Ana Ju vai morar na China, já que todas ai querem ser branquinhas, ela vai adorar. rsrs
    Muito bom o post meu amor.

    ResponderExcluir